quinta-feira, 5 de março de 2009

Agatha Christie




Agatha Mary Clarissa Mallowan, mundialmente conhecida como Agatha Christie, foi uma romancista policial britânica e autora de mais de oitenta livros. Seus livros são os mais traduzidos de todo o planeta, superados apenas pela Bíblia e pelas obras de Shakespeare. É conhecida como Duquesa da Morte, Rainha do Crime, entre outros títulos.

Biografia
Agatha Mary Clarissa Miller nasceu a 15 de Setembro de 1890.Casou-se pela primeira vez em 1914, com o Coronel Archibald Christie, piloto do Corpo Real de Aviadores. O casal teve uma filha, Rosalind, e divorciou-se em 1928. Durante a Segunda Guerra Mundial, Agatha trabalhou num hospital e numa farmácia, funções que influenciaram seu trabalho: muitos dos assassinatos em seus livros foram cometidos com o uso de veneno. Em 1930, casou-se com o arqueólogo Sir Max Mallowan. Mallowan era 14 anos mais jovem que a escritora, e suas viagens juntas contribuíram com material para vários de seus romances situados no Oriente Médio. O casamento duraria até a morte da escritora. Em 1971 ela recebeu o título de Dama da Ordem do Império Britânico. Agatha Christie morreu em 12 de Janeiro de 1976, aos 85 anos de idade, de causas naturais, em sua residência - Winterbrook, em Wallingford, Oxfordshire. Ela está enterrada no Cemitério da Paróquia de St. Mary, em Cholsey, Oxon. A única filha da autora, Rosalind Hicks, morreu em 28 de Outubro de 2004, também com 85 anos, de causas naturais. Os direitos sobre sua obra pertencem agora a seu neto, Mathew Prichard. Agatha Christie sofria de dislexia.

O que é a Dislexia?
Dislexia (da contração das palavras gregas: dis = difícil, prejudicada, e lexis = palavra) caracteriza-se por uma dificuldade na área da leitura, escrita e soletração. A dislexia costuma ser identificada nas salas de aula durante a alfabetização.



Informação retirada de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Agatha_Christie
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dislexia

Trabalho Elaborado Por:
Sandro (8º Ano)
Rodrigo (8º Ano)

2 comentários:

Escola 1,2,3 /JI de Furnas disse...

Gostei muito da vossa pesquisa! A vida desta grande escritora só mostra que os limites são impostos pelas consciências das pessoas...


Um bjinho

Prof. Elsa Gouveia

Anónimo disse...

Adorei fazer este trabalho foi muito interessante saber que pessoas com muitas dificuldades consegue fazer a sua vida como se nada fosse e ainda ter sucesso na vida